Olá,
Vamos falar sobre o uso das redes sociais? Mas do uso em que as pessoas opinam, dão suas opiniões sobre tudo, política, religião, futebol e etc.
O advento da internet e das redes sociais, como todo mundo sabe, mudou drasticamente o modo de como as pessoas se colocam e emitem suas opiniões. E entre outras vantagens, temos a rapidez da disseminação da informação.
Mas trouxe com isso a desinformação, a falácia, que é disseminada na mesma rapidez, seja maliciosamente ou apenas por gente que "acha" ou que "conhece" sobre determinados assuntos.
Não se preocupam antes de disseminar qualquer notícia, de verificar fontes e até mesmo estudar, se informar melhor. Usam apenas as suas impressões atuais, para determinar esse ou aquele comportamento como valido, esse ou aquele regime ou governos como odiosos ou os melhores. Falta-lhes claramente conhecimento, estudo e até discernimento. Entregam-se às suas paixões e nada mais enxergam, nem o quanto podem estar sendo ridículos na sua ignorância.
Acho que mesmo num Facebook da vida, devemos agir, guardadas as devidas proporções, qual o bom jornalista que antes de disseminar sua opinião, sua matéria, verifica se a mesma está baseada em fontes verídicas, válidas, bem fundamentadas e principalmente antes de opinar, certifica-se que sua opinião está baseada na verdade de fatos e contexto.
Em suma, aprender muito antes de falar e quando falar, cuidar para não mentir ou exagerar.
Temos novos direitos no meio virtual, mas deveres também. Compromisso com a verdade é um deles. Isso se formos sérios, como dizemos...rsrs
É isso aí!!
Abraço fraterno
Lex